Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mimosa cryptothamnos Barneby EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Subarbustos ou arbustos endêmicos do estado de Goiás (Dutra & Morim, 2013), onde são encontrados nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e São João da Aliança, na Chapada dos Veadeiros (Queiroz et al., 2009). Apresenta EOO e AOO estimados em 234,6 km² e 16 km², respectivamente. Sujeita a duas situações de ameaça considerando seus municípios de ocorrência. Restrita ao domínio Cerrado (Dutra & Morim, 2013), onde desenvolve-se em Campos Rupestres sobre solo rochoso e latossolo (CNCFlora, 2013), a aproximadamente 1.000 m de altitude (Queiroz et al., 2009). A espécie sofre com o contínuo declínio do EOO, AOO e perda da qualidade do hábitat, em decorrência do aumento na frequência de incêndios para a implementação da pecuária (Barbosa, 2008) e agricultura (Souza & Felfili, 2006), da invasão de espécies exóticas (Ziller, 2001), e pela histórica atividade mineradora (Barbosa, 2008). Medidas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias a fim de garantir sua manutenção na natureza, bem como investimentos em pesquisa e esforços de coleta para ampliar o conhecimento da espécie e descobrir possíveis subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mimosa cryptothamnos Barneby;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita em Mem. New York Bot. Gard. 65: 397. 1991 ; Sensitivae Censitae.

Potêncial valor econômico

Não se conhece informações sobre o valor econômico para a espécie.

Distribuição

Endêmica do estado de Goiás (Dutra & Morim, 2013). Ocorre nos municípios de São João d’Aliança, Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (Queiroz et al., 2009). Ocorre acima de 1.000 m (Queiroz et al., 2009).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbusto (M.F. Simon 738) ou arbusto; ocorre em Campo Rupestre; Cerrado sob latossolo; solo rochoso (H.S. Irwin et al. 24674).

Reprodução

Coletada com frutos em março (H.S. Irwin et al. 24674).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O turismo na Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (Barbosa, 2008).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Diversas terras no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são utilizadas para a formação de pastagens; a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade muito comum no estado de Goiás (Barbosa, 2008).

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A extração mineral, embora tenha perdido sua importância inicial na economia local, ainda é praticada pontualmente, de forma mecanizada ou em pequena escala, de modo rudimentar na Chapada dos Veadeiros (Barbosa, 2008).

8 Invasive & other problematic species, genes & diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de Brachiaria, ameaça a diversidade natural do cerrado na Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001).

2 Agriculture & aquaculture
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No município de Alto Paraíso, em Goiás há atividade agrícola em expansão (Souza & Felfili, 2006).

Referências

Como citar

CNCFlora. Mimosa cryptothamnos in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mimosa cryptothamnos>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 21/11/2014 - 16:59:13